Como tornar sua viagem em algo fácil


New York, a capital do mundo

 

Eis agora a cidade mais vítima de preconceito que já conheci, se eu fosse romano, ou colônia do império romano gostaria muito de conhecer Roma, mas atualmente vivemos sob o império americano, então porque não conhecer New York. Na verdade, considero que os americanos só chegaram neste ponto por méritos pessoais e profissionais, não conhecer o método deles viverem, trabalharem, etc. não nos dá o direito de criticá-los, vamos pegar o exemplo de um atleta, principalmente agora com a onda de MMA, imagine se alguém que sonha em disputar o título mundial não assistisse as lutas do adversário, o que seria? Qual a chance de sucesso deste novato? Então, pra quem diz que NYC é chato, populoso, igual a São Paulo, etc. é porque não quer chegar ao topo.

Como todas as cidades, NYC é repleta de qualidades e defeitos, mas o que impressiona não são os pontos turísticos, nem as linhas de metrôs ou a imensidão de "não-americanos" trabalhando na cidade, o que mais impressiona é a organização que faz a cidade funcionar, impressiona andar nas ruas de Manhattan e ver as tulipas plantadas em pequenos jardins nas ruas, impressiona andar por lá e conseguir ver cada filme que foi filmado naquela populosa cidade. Confesso que acho impressionante NYC, tanto que já fui duas vezes e pretendo voltar. 

Bom, em relação à hospedagem NYC tem muitas opções, primeiro defina qual o seu perfil para esta viagem, se for mochileiro procure um albergue ou um hostel, se quiser um café da manhã, mas sem muitos confortos procure um hotel 3 estrelas, já se quer conforto procure algo superior, só não recomendo ficar no hotel e sim passear por NYC. Procure algo próximo ao metrô e NUNCA ALUGUE CARRO, pois o trânsito é caótico.

Não deixe de visitar os sites:

·         www.mta.nyc.ny.us  -bolinha cheia significa que o metrô para naquela estação, bola meio vazia significa restrições, se você for pegar o metrô mais que 12 vezes, vale a pena comprar tíquete de uma semana, preço de um $ 2,25 e 1 semana $ 29,00, à menos que vá utilizar pouco o metrô - o que duvido;

·         www.timeout.com/ny - eventos;

·         www.nycgo.com – eventos;

·         www.nymag.com – calendário descontos;

·         www.dailycandy.com – liquidação marcas famosas;

·         www.zagat.com – restaurantes;

É possível conhecer quase tudo de metrô, então começarei a passar um roteiro por dias, apenas para um melhor aproveitamento:

DIA 1 (início às 9h): Comece por cima, vá à CATHEDRAL of ST. JOHN THE DIVINE – metrô 1,9 para Cathedral Pkwy/ 110th St – (1047 Amsterdam Ave com W 112th St), é algo rápido que toma só uma hora no máximo, lembre-se, se você quiser assistir uma missa no Harlem tem que chegar cedo, se informe no hotel as igrejas que permitem, mas saiba que você vai levar todo o período da manhã. De lá vá ao AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY e HAYDEN PLANETARIUM – metrô B,C para 81st St – (Central Park West com 79th St.; diariam. 10-17.45h – U$14 – www.amnh.org) , para isso: pegue o metrô na cathedral Pkwy (voltando 2 ou 3 quadras), virando à esquerda, até uma rótula (3 quadras), pegar qualquer linha e descer na estação 81th st, no museu o tempo de visita leva quase o dia inteiro, ao sair almoce pela região, ou experimente o famoso cachorro quente americano (que é uma porcaria na minha opinião, mas não ouça opiniões, tenha as suas).

De lá basta seguir para dentro do central Park pela continuação da 81th st. Ir até o metropolitan Museum, por esse caminho se passa pelo BELVEDERE CASTLE, tem muitos lugares para fotografias, o próprio central park tem lugares esplêndidos para que gosta de fotografia, então siga para o METROPOLITAN MUSEUM OF ART – metrô 4,5,6 para 86th St - (5th Ave com E 82nd St – 3ª. – 5a. e dom das 9.30 às 17.15h e 6a e Sab das 9.30 às 20.45h – U$15 – www.metmuseum.org), o que vai te levar mais ou menos umas 4 horas.

Tire o resto do dia para andar e conhecer o Central Park, é possível fazer um tour alugando bicicleta ou em um transporte adaptado no qual o taxi (uma bicicleta adaptada) dá a volta no Central Park por um valor único, este é um dos poucos passeios que dá para "pechinchar", acerte também para que tenha algumas paradas. 

Tente descer por dentro do central Park, pela Rua do Obelisco, vai passar por um lago (conservatory water) e por uma estátua de Alice no País das Maravilhas, pegar à direita na principal até a Bethesda Fountain and Terrace, seguindo reto sai na Strawberry fields, onde todos prestam homenagem a John Lennon. Conheça também o THE DAIRY – metro 5th Ave.

Ao chegar o entardecer aproveite para conhecer o LINCOLN CENTER for the PERFORMING ARTS – metrô 66th St- (W 65th St. na interseção da Broadway e Columbus Ave), para isso saia pela 65th e andar até a Broadway, descendo pela central park West até a 65th, virando à direita.

O primeiro dia tem o efeito da viagem, procure ficar de boa e curtir ar fresco. Em NYC é possível comprar o NY city pass (https://www.citypass.com/new-yorkque dá direito a diversas atrações, mesmo alguns museus não sendo obrigado pagar entrada sugiro que aproveite o city pass.

Dia 02 (início às 9h): vamos continuar de onde paramos, vamos ao CARNEGIE HALL – metrô 57th St, 59th St - (154 W 57th St. com a 7th Ave – passeios set – jun – U$9 – www.carnegiehall.org) – a primeira sala de concertos de Nova York e uma das maiores salas de concerto do mundo, de inspiração renascentista, foi construída pelo magnata do aço Andrew Carnegie por U$ 1 milhão em 1891. Um lugar para tirar umas fotos só pra dizer que foi, na minha opinião.

De lá tente voltar pela 57 th e descer toda 5th avenue até a W 53th, virar à direita e ir até o MUSEU de ARTE MODERNA, sinceramente não fui, pois não sou fã de arte moderna, mas se optar por ir, aproveite toda a manhã no local. Depois almoce por perto, de lá é fácil ir ao próximo ponto, é só continuar descendo a 5th avenue até a ST. PATRICK’S CATHEDRAL- metrô 6 para 51st St ou E,F para 5th St - (56th St com 5th Ave) – projetada por James Renwich e concluída em 1888, a catedral de São Patrício, até então deu pra conhecer um pouco da famosa FIFTH AVENUE – metrô 5th Ave-53rd ou 5th Ave-59th St

Já é período da tarde, o tempo voa não é? e ainda existem muitos lugares legais, sugiro então partir para o próximo ponto, prazer em conhecer o ROCKEFELLER CENTER – metrô 47th-50th Sts - (Avenidas 5th à 7th entre W 47th e 51st St. – www.rockefellercenter.com), neste local se situa o TOP OF THE ROCK, note que há dois pontos para subir em Manhattan, este é um deles, sugiro que conheça um de dia e um à noite.

No Natal este é um dos pontos altos da cidade, com anjos de gelo enfileirados e uma pista de patinação no gelo, VALE A PENA VER, é lindo. Então é só descer a E 50th (esquerda) até o cruzamento com a lexington, podendo se ver o GENERAL ELETRIC BUILDING – metrô Lexington Ave - (570 Lexington Ave30 - Rockefeller Plaza entre W 49th e 50th), um prédio para tirar fotos, pois não há como subir. De lá vá para a ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) – metrô 4,5,6,7,S para 42nd St-Grand Central  -  (1st Ave com E 46th St – U$11,50 – passeios guiados diariamente 10 às 16h30min – www.un.org), é possível agendar visitas, para chegar basta manter-se descendo pela E 50th até a 1st ave, virar à direita e sair no prédio das Nações Unidas, então procure subir a 42th st e passar pela DAILY NEWS BUILDING – METRÔ 42ND St-Grand Central –(220 E 42nd St), após o cruzamento da 2nd Ave no quarteirão à esquerda, o famoso prédio do homem aranha fica escondido atrás das bandeiras, infelizmente a primeira vez que fui "passeio batido" mesmo procurando, no caminho veja e tire fotos do CHRYSLER BUILDING – metrô 42nd St-Grand Central - (405 Lexington Ave entre E 42nd e 43rd St), basta seguir pela 42nd e entre para tirar umas fotos no GRAND CENTRAL TERMINAL – metrô 4,5,6,7,S para Grand Central - (E 42nd St – entre Lexington Ave e Vanderbilt), na mesma rua.

Neste dia para por aqui, siga reto e vá a TIMES SQUARE – metrô 42nd St-Times Square, deve ser noite, aproveite para jantar no HARD ROCK CAFÉ, aliás, um lugar muito marcante para mim, não porque coleciono copos deles, mas porque foi lá, em um jantar, que anunciaram a morte de BIN LADEN, pude ver pela TV o povo comemorando, mas acho que com o medo de atentados as ruas se lotaram de policiais, foi emocionante.

DIA 3 (início às 9h): Caso queira um dia mais tranquilo só faça metade do sugerido e deixe o restante para outro dia, é essencial que siga seu ritmo de viagem, então neste dia tire a manhã nas compras, vá à MACY’S – metrô 34th Penn-Station – (151 W 34th St), a loja é muito grande, não espere conhecê-la em menos de 3 horas, sugiro até que deixe sua esposa em um departamento (com um rádio ou um walk talk) e vá ver suas coisas. Lá dá para encontrar de tudo. Na saída tente seguir para a Direita na W 34th por um quarteirão e virar a esquerda na 8th Ave, neste ponto está o MADISON SQUARE GARDEN – metrô 34th Penn Station - (entre W 31st e 33rd St. e as 7th e 8th Ave), ao lado tem um prédio lindo dos correios, não é ponto turístico, mas dá umas fotos boas. Então procure voltar pela W 34th st até a 5th ave, neste ponto está o EMPIRE STATE BUILDING – metrô B,D,F,N,Q,R,1,2,3,9 para 34th St ou 6 para 33rd St - (entre 5th e 34th St. – U$11 – diariamente das 9:30 às 00:00 – entrada até as 23:15h), caso você tenha ido no TOP of the ROCK pela manhã, deixe este ponto para voltar ao escurecer, procure descer a 5th Ave até a E 28th e virar à esquerda e pegar o metrô na esquina com a Broadway, descer no city Hall. Atravessar o parque e ir até a PONTE DO BROOKLYN – metrô J,M,Z para Chambers St ou 4,5,6 para Brooklyn-City Hall – lado de Manhattan, aproveite para conhecer um pouco a região, suba para CHINATOWN, para isso suba pela Centre st até a worth st, entre à direita e depois à esquerda na Mulberry st, seguindo na mesma rua são só duas quadras para chegar à LITTLE ITALY, local ideal para o almoço (por volta das 13h)

Volte pelo caminho da ida, ou seja, pela centre st até chegar a descer a Park Row até o encontro com a Broadway, entrar na vesey st. e andar até o (área do) WORLD TRADE CENTER – metrô 1,9 para Rector St, atualmente chamado de GROUND ZERO, então procure descer a Church st até a Cortland st, entrar nela até se tornar em Maiden Lane, andar até o FEDERAL RESERVE BANK – metrô Fulton St-Broadway Nassau – (33 Liberty St), um local que dá para fazer visita guiada, mas pode ter certeza, lá dentro não se poderá ver a reserva americana de ouro.

Procure voltar pela Broadway e descer até a rector st à direita, no cruzamento há a TRINITY CHURCH – metrô Wall Street; Rector Street - (Broadway com Wall St.), depois procure voltar um pouco pela Broadway e descer a WALL STREET – metrô 4,5 Wall Streetonde fica a NEW YORK STOCK EXCHANGE/ BOLSA DE VALORES – metrô 2,3,4,5 para Wall Street ou  N,R para Rector St - (11th Wall St.) e o FEDERAL HALL NATIONAL MONUMENT – metrô Wall Street - (26 Wall St. – seg-sex das 9h – 17h – grátis).

Uma vez visto isso tudo volte pela WALL STREET até a Broadway, vire à esquerda e conheça o famoso touro dos filmes, uma raça chamada MIURA, muito agressivo, simbolizando o mercado americano, aliás, dizem que passar a mão nos testículos do boi dá sorte nas finanças, não sei se é verdade, mas na dúvida se não tiver ninguém olhando...

Por fim, termine o dia no BATTERY PARK – metrô 1,9 para Rector St., onde se encontra o Castelo Clinton e dá para ver a estátua da liberdade... aproveite o anoitecer e caso dê ânimo, vá ao EMPIRE STATE BUILDING para ver a noite de NYC

DIA 4 (início às 9h): Um dia dedicado ao passeio turístico mais conhecido, pegue um metrô até o Battery Park, então pegue o boat para o ELLIS ISLAND – metrô 4,5 para Bowling Green; 1,9,N,R para Whitehall/South Ferry, depois Circle Line/Statue of Liberty) e para a ESTÁTUA DA LIBERDADE / LIBERTY ISLAND – metrô 1,9,N,R para South Ferry; 4,5 para Bowling Green - (diariam. 9h30 – 17h), vale a pena.

DICA: perto do Battery Park há um ponto de passeio de helicóptero pela cidade de NYC, vale a pena, filme, fotografe, é lindo, tive a oportunidade de fazer este passeio e recomendo.

Voltando pegue um metrô e vá ao WASHINGTON SQUARE PARK – Fim da 5th ave - (diariam. 9h30 – 17h), local que rende fotos lindas. Este dia será mais livre sugiro completá-lo com um JANTAR NO RIO HUDSON –  navegar à noite e curtir a iluminação de Manhattan é muito romântico, tudo por US$ 135,00 de sexta e sábado e de US$ 120 nos outros dias, localizado no Pier 81, na 41ª st Marina com a 12th avenida. Site: www.citysightsny.com, vale a pena...

DIAS ADICIONAIS: Não deixe de assistir a um musical da BROADWAY, vale a pena, fui ao homem aranha (legalzinho) e ao Fantasma da Ópera (muito bom), ali perto fica o MUSEU DE CERA MADAME TUSSAUDS, confesso que não me atraiu...

Vá à MECA DOS BRINQUEDOS –  Lojas de brinquedos que são um mundo encantado, a maior do gênero, localizada na 5th avenue, 767, chamada de SCHWARZ, tem um piano enorme que TOM HANKS usou em um filme, vale a pena conhecer, ou local é o THE BODY MUSEUM – perto do ground zero, onde se pode ver o corpo humano, só vá se não for ficar impressionado, pois são corpos humanos e por fim, para quem gosta vá ao INTREPID SEA, AIR & SPACE MUSEUM – porta aviões e submarino.

Uma vez li uma dica de um SUPER HERO, o site fala tanto do lugar que resolvi ir conhecer, foi a pior dica que recebi na vida, o local não tem nada, só um monte de latas com brinquedinhos ou suplementos, só bobeira, FUJA DESSA.

COMPRAS: para quem pensa que NYC não serve para compras esteja certo de que é verdade, tem uma das maiores taxas nos EUA, mas ali pertinho se encontra o JERSEY GARDENS, é excelente para roupas, pois em New Jersey o imposto para roupa é ZERO, para chegar lá é necessário pegar ônibus 111, da NJ Transit, sai do Port Autority, porto 301 em Manhattan e passa tanto no IKEA quanto no Jersey Gardens (US$ 5,25), mas há ônibus gratuito (Port Authority – portão 5 a cada 30 min a partir das 10 às 14:30, volta só até 18h) para o IKEA no fds e de lá fica 15 min do Jersey Gardens.