Como tornar sua viagem em algo fácil

Toscana

Se você um dia assistiu Gladiador e viu os campos de trigo, as montanhas douradas e os cipestres saibam que esta é a imagem de verão na toscana, um verão que este ano (2012) chegou a 41ºC e nos permitiu experimentar os famosos "gelatos" em todas as cidades pelas quais passamos.

Outro ponto importante, os campos de girassóis, algo extraordinário, magnífico, simplesmente surpreendente. E que faz valer a pena ir à Toscana em pleno mês de Julho (altíssima temporada).

Nossa viagem se iniciou em Milão (que não faz parte da Toscana), mas optamos pelo voo São Paulo à Milão por ser direto e operado por uma empresa brasileira, devido à baixa familiarização com a língua italiana, procuramos não ter esta barreira inicial.

Começarei a descrever cada cidade, obviamente com as dicas prometidas. A primeira é: não tenha um roteiro fixo, liste todas as cidades, pegue um hotel ao norte da Toscana (de preferência em Firenze) e se tiver mais que 10 dias, outro hotel ao sul, foi o que fizemos.

Existe a possibilidade de agroturismo também e se hospedar em vinícolas, infelizmente não tive a oportunidade, mas deve ser muito bom.

A falta de roteiro, apenas um mapa das cidades com pontos turísticos, nos permitiu andar pelas cidades não só em pontos principais, caminhamos por Firenze e vimos lugares muito bons que não fazem parte do ciclo turístico.

Outro ponto importante é não almoçar ou jantar nas praças (PIAZZA ou DUOMO), pois a comida é mais cara e não tão boa como fora destes pontos, dê preferência às chamadas osterias. Não deixe para almoçar depois das 14h, pois tivemos muita dificuldade em achar lugares abertos há esta hora, sugiro um café-da-manhã de Rei, caminhada até as 12 ou 13h, almoço muito bom e frutas para a caminhada noturna. Tive a oportunidade de receber dicas de amigos que já foram para lá, principalmente da minha prima (Andréia) que conhece muito bem a Toscana.

Também tivemos a sorte de irmos com um casal que tinha um bom ritmo, com isso conhecemos muitos lugares, alguns gastamos 3 horas, outros até 3 dias, por isso, não ter horário fixo, para este tipo de viagem, é fundamental.

Procure entrar no site dos locais para onde vai, abaixo listei alguns importantes:

ü  Escritório de turismo de San Gimignano: www.sangimignano.com

ü  Site oficial da Região Toscana: www.regione.toscana.it

ü  Site oficial de turismo da Toscana: www.turismo.toscana.it

ü  Guias turísticas da toscana, Siena e cidades: www.guidesiena.it

ü  Restaurantes: www.ristorantichianti.it

Também é importante conhecer as vinícolas, aliás, se puder, tome vinho TODOS os dias, é muito bom o vinho italiano, principalmente o Vernacchia de Sam Gimignano no almoço, hum que saudades !!!!!

Procure também trazer vinhos de lá, mas lembre-se que o limite é de 12 litros por pessoa (o que dá de 13 a 14 garrafas), só tome cuidado para colocar bem enrolado em roupas e não deixar nas laterais das malas.

Importante é pegar todas as notas fiscais (mais pelo risco de ser parado), algumas compras na Itália podem ter o dinheiro devolvido pelo Tax Free, encontrado no aeroporto. Se você pretende comprar lá, procure deixar as compras somente em uma mala, pois muitas vezes para devolver o dinheiro eles pedem para ver o produto. Antes mesmo de pedir o Tax Free tem que fazer o check in, mas repito, não envie as malas com compras pela empresa de aviação, depois no check in informe-se sobre o Tax Free.

Bom, de Milão (uma excelente cidade, mas que não fascina), partimos para Firenze, sugiro que tenha hotel neste lugar, note que a estrada para Firenze é a mesma para Bolonha, chegando próximo à Bolonha pode-se ver a indicação de Firenze, a estrada é muito boa (até demais) e um bom GPS te leva até onde você quiser (Algumas marcas de GPS permitem baixar o mapa local, mas ao chegar a outro país ele demora uns 30 minutos para se localizar, depois flui).

Ao escolher um hotel em Firenze escolha nas imediações do centro histórico, pois no centro não há como entrar com carro, fiquei em um hotel há duas pontes da ponte Vecchio, um Best Western, valeu a pena.

Bom, então estamos em uma cidade que vai exigir localização, então pegue um mapa local, localize os pontos turísticos e ande, ande muito, pois cada rua tem casas e obras inestimáveis. A cidade é um museu. Vou listar alguns pontos turísticos interessantes:

a.    Basílica de Santa Maria Novella – Não achei que valia a pena entrar, é bonita de dia e não à noite, a menos que tire fotos com obturador bem aberto e velocidade não muito alta;

b.    Palácio Strozzi

c.    Piazza della Republica – Vale a pena conhecer à noite, pois não tem nada, mas a iluminação noturna a deixa linda;

d.    Piazza della Signoria

e.    Palazzo Pitti – Fabulos, vale a pena conhecer juntamente com seu jardim (Giardino Boboli), lá dentro há um museu cujo acesso é permitido pelo Firenze Card, no segundo andar, quando tiver de frente com o pátio e com a fonte, peça a algum segurança para tirar fotos, eles geralmente liberam;

f.     Catedral de Florença (Piazza del Duomo) – Vale a pena conhecer e entrar, apesar da fila ser grande, geralmente anda rápido, vá de dia e à noite para novas fotos;

g.    Mercados della Paglia – Passe a mão no focinho do procellino, reza a lenda, que quem acaricia o focinho do bicho, volta para a cidade.

h.    Corredor Vasariano

i.      Ponte Velha (ponte Vecchio) – Dê um beijo ao longo do rio Arno, é muito romântico.

j.      Museu Nacional de San Marcos (Museo di San Marco)

k.    Galeria de La academia Maria Del Fiore (Galleria Dell’Accademia) – Imperdível mesmo para quem não gosta de museu;

l.      Palácio Velho (Palazzo Vechio) – Se tiver pique suba na torre, vai render fotos lindas;

m.   Galeria dos ofícios (Galleria Degli Uffizi) – Também vale a pena conhecer

n.    Piazza Michelangelo – Não faz parte do circuito turístico, mas dá uma visão do alto de Firenze, rende fotos magníficas;

Sugiro que compre um firenze card, um cartão turístico que vende na internet, como citei em alguns pontos, não pelo preço e sim pela facilidade de não precisar de filas para ingressos.

Existe um Hard Rock em Firenze, para os colecionadores de copos como nós. Para quem gosta de outlet  há o The Mall, apenas com lojas de grifes, nos falaram que tinha desconto, mas os preços das bolsas ultrajavam nossos valores, mas os valores dos acessórios e bolsas ainda são muito mais baratos que no Brasil. Para quem gosta de coisas de marcas, ainda vale a pena!

No caminho para outras cidades há vinícolas muito boas, aproveite, não vá por autoestrada, programe o GPS para fugir de pedágios e terá ótimas vistas. Aproveite a estadia em Firenze para conhecer as cidades ao norte e não se esqueça de trazer um Chianti.

A cidade mais próxima sentido oeste é Pistoia, uma cidade minúscula, segue a sugestão de colocar no GPS sempre a duomo do lugar ou uma piazza, assim ao chegar pegue o mapa turístico e vá andar, não faz parte do mapa turístico, mas há um cemitério militar brasileiro na cidade, ou quase fora dela, vale a pena conhecer, não vai demorar 4h na cidade.

De lá vá para Lucca, uma cidade na qual dá para parar o carro (não se esqueça de pagar o estacionamento por 4h), pegar uma bicicleta e conhecer tudo de bike, suba na Torre (vale a pena) e termine na Piazza Dell’Anfiteatro, lá tem várias gelaterias, mas tem uma que foi um dos melhores sorvetes da minha vida, não perca por nada.

Almoce por aí, ou caso já tenha almoçado siga para PISA, eu almocei em Pizza, comi uma pizza muito ruim próximo à Duomo, mas era o que tinha na hora, pois demorei muito para almoçar. Aliás, em Pisa não há nada além da Duomo, não é algo esplêndido, mas vale a pena só para tirar umas fotos da torre.

De lá fomos à Livorno, chegamos tarde, em um domingo, tomamos um gelato bom, andamos em alguns pontos turísticos, mas sinceramente só valeu a pena por ver o Palazzo nuovo e o vechio, para ter noção das defesas marítimas da época, fora isso, não perca tempo nessa cidade. Então volte à Firenze pela autoestrada.

Quando estiver indo sentido à Siena, há a Badia di Passignano, uma região do Chiante Clássico, pode se hospedar, almoçar ou jantar na osteria da Antinori. Site: www.osteriadipassignano.com

Descendo para Siena passe em Volterra, uma cidade com vestígios da vida etrusca e romana, mas não demore muito, vá para San Gimignano, é magnífico caminhar dentro das muralhas, você se sente em um filme. Dizem que tem o melhor sorvete da região, com duas sorveterias na Duomo, compartilho da opinião embora não tenha sido a opinião do grupo. Não ouse sair da cidade sem levar uma ou duas garrafas de Vernacchia, um vinho magnífico.

Aproveite para conhecer, não leva muito tempo, pois dá para fazer tudo à pé. De lá parta para Monterigioni, tivemos a sorte (obviamente vimos em um dos sites acima) de ver um festival medieval, muito legal, inesquecível.

A cidade seguinte é Siena, vá se der tempo, se já for final de tarde não vale a pena, pois é muito grande, por favor, não durma em Siena, como falei a cidade é magnífica, mas não serve de hospedagem. Prepare-se para andar muito na cidade, mas não deixe de se deitar na rua ou chão na Piazza, como todo mundo, e tomar outro gelato.

Nós nos hospedamos em Montepulciano, Uma cidade medieval com direito a uma cidade subtarrânea e excelentes osterias. Procure comer uma massa com o tartufo bianco, se não tiver com tartufo Nero, muito bom.

Nesta cidade podem-se comprar azeites extravirgem (aqueles de primeira prensa), vale a pena, são vendidos em garrafas de 750 ml. Leve também o Nobile de Montepulciano. Desta cidade pode-se ir à leste ou Oeste, nó conhecemos à oeste a cidade de Montalcino, Local que dá para conhecer à pé e aproveitar para beber os Rossos e Brunellos da região.

Não deixe de ir a duas enotecas: ao castelo de Banfi (tem até site: www.castellbanfi.com) e o Biondi-Santi, abaixo vou listar os principais vinhos da região.

Seguimos também para Cortona, uma cidade com alguns pontos turísticos, vale a pena conhecer, mas não fique muito, de lá siga para Arezzo, uma cidade que possui uma praça medieval linda, com brasões por todos os lados. Nesta cidade siga pela corso Itália, você vai querer parar a cada metro para tirar uma foto. A cidade fica próxima ao Castello di Ama, uma enoteca com vinhos magníficos.

Infelizmente não tivemos tempo para conhecer toda a Toscana, existem muitas cidades que me obrigam a voltar para conhecer. Passamos muito tempo conhecendo vinícolas e isso foi ótimo. Abaixo transcrevo uma lista que me foi dada:

Talenti
Ca Marcanda / Gaja (super toscano)
Avignonesi  (nobile di montepulciano)
Poliziano (nobile di montepulciano)
Castello del Terriccio
Pieve Santa Restituta / Gaja (super toscano)
Felsina
Castello di Ama (melhor Chianti da regiao)
Ornellaia
Frescobaldi
Soldero
Banfi
Biondi Santi (melhor Brunello da regiao)
Poggio Salvi (ótimo Brunello e Rosso)