Como tornar sua viagem em algo fácil


Brasília

 

Brasília é a capital do Brasil, não que isto seja novidade, mas resolvi reforçar esta ideia porque em muitos momentos nos deparamos com situações não esperadas, por exemplo, sempre imaginei a capital como um local com segurança reforçada, como em todo país, tá certo que a localização de Brasília é estratégica, porém a ausência de grades em volta de locais onde se concentram os políticos deu-me a impressão de democracia.

Os monumentos são lindos, pena que nem sempre o interior corresponde à essa beleza. Mas, voltando ao cenário turístico, a primeira dificuldade encontrada envolve programar o GPS, pois não há nome de rua, sendo assim procurei por pontos de atração, não fui só eu que tive problemas com meu Garmin, um amigo com um GPS da Marca TomTom também teve dificuldades.

Sugiro começar pela casa da presidente (recuso-me a ferir minha língua com a palavra presidenta, tem que ser muito inculto ou até mesmo analfabeto para utilizar este termo, desculpe-me a irritação, mas é muita ignorância para mim). Voltando, comece pelo palácio da alvorada, se não achar em pontos interessantes no GPS coloque estrada de hotéis e turismo. Neste local se poderá apenas tirar umas fotos, então é algo rápido.

De lá siga para o Palácio do planalto, neste local há como parar o carro na lateral, pois o palácio é aberto à visitação, normalmente com exposições. Só veja a exposição se for algo interessante. Em frente ao palácio está a praça dos três poderes, com seus monumentos, o panteão da pátria, o panteão da liberdade Tancredo Neves, a suprema corte ou supremo tribunal federal e o espaço Lúcio Costa, no qual vemos uma maquete enorme de Brasília. Nesta altura do campeonato já deve ter ido todo o período da manhã, então minha sugestão de almoço é no restaurante Mangai, fomos por sugestão de uns amigos nosso e foi ótimo. De lá se pode avistar a ponte Juscelino Kubitschek (JK).

Mesmo avistando de longe, após o almoço siga até lá e conheça a ponte, vale a pena. Então volte no sentido da praça dos três poderes, de lá você já deve ter visto as nossas torres gêmeas, vulgo congresso nacional e senado, mas ao passar em frente ao palácio do planalto, logo ao subir a rua pare o carro à esquerda, próximo à esquina depois do congresso. Você verá à direita um prédio cheio de cascatas, este é o palácio da justiça. Em frente ao palácio está o congresso nacional, aproveite para descer e fazer uma visita. Uma coisa legal é que tem visita guiada e na visita é indicado um restaurante que fica em cima de um dos anexos, vale a pena visitar.

Terminou a visita deve ser umas 15 ou 16h, aproveite para seguir na esplanada dos ministérios. Seguindo por esta rua pode-se ver a Torre de TV, veja o horário da mesma, se der tempo suba, é gratuito e dá para tirar excelentes fotografias de lá. Caso já escureça, volte e tire fotos dos mesmos locais à noite, vale a pena, mas antes aproveite para jantar em um shopping ID.

No dia seguinte comece passando ao lado da torre de TV, pela mesma rua de onde viu a esplanada, você verá à direita o estádio Mané Garrincha e logo em seguida o Ginásio Ayrton Senna, estes dois lugares foram mais bem vistos no dia anterior, à esquerda você verá no começo da praça o Centro de convenções Ulysses Guimarães. Seguindo por esta rua muito à diante você verá à sua esquerda uma praça (praça buriti), cujo espelho d’água fica em frente ao palácio Buriti (à direita). Tire algumas fotos, mas reserve as melhores fotos quando estiver voltando, pois há como entrar na praça de carro, aproveite para fotografar o memorial JK que fica à esquerda.

Seguindo a avenida entre na primeira à direita (avenida do exército), para fotografar a Praça Duque de Caxias, muito legal. Então volte de onde veio, do outro lado da avenida principal você voltará vendo o memorial JK à esquerda, logo que passá-lo aviste a primeira entrada na praça à esquerda, vá até o espelho d’água e tire uma foto do palácio buriti deste ponto.

Seguindo na volta já deve estar na hora do almoço, pode ir ao mesmo shopping para almoçar. Voltando você verá o Museu Nacional de Brasília ao lado da Catedral de Brasília, pare e tire umas fotos e visite a catedral.

O último ponto vai levar mais tempo, deixe para outro dia, infelizmente não tive tempo de conhecer, mas é a torre digital, pelas fotos é linda. Para as saídas à noite sugiro o Pontão do lago sul, fica logo depois da ponte Costa e Silva.